Total de visualizações de página

domingo, 17 de outubro de 2010

Mootley a venda

O veleiro Mootley é um quarter ton construído pela Fibramar (RJ) em 1982. O estaleiro Fibramar era especializado em barcos de performance e diversos puro-sangue de regata brasileiros nasceram em suas instalações. A Fibramar foi uma das precursoras na utilização de materiais exóticos na construção de barcos no Brasil.

Os quarter ton variam entre 24 - 26 pés de acordo com a intepretação das regras da IOR pelo projetista. No caso do Mootley, o projetista foi o Maurillo Vinhas de Queiroz, que buscou otimizar a performance do veleiro Zim, um papa-medalhas no início da década de 1980. Posteriormente, o projeto da família do Mootley serviu de base para o Sirius 27, um barco com orientação mais cruzeirista produzido pelo estaleiro Golden Nautica.

O projeto do Maurillo deu origem a três barcos: o Longueiul  (que foi utlizado pelo Lars Grael) atual Ichtus - Santos SP, o Zim II (atual Pianinha, ex Taxi Driver) em Brasilia - DF, e o Mootley. O Mootley foi o último a ser fabricado e foi encomendado com um casco maciço de fibra de vidro sem o uso de klegecell. O barco foi construídos sob a filosofia de cruzeiro rápido, combinando um interior com amenidades de cruzeiro com uma mastreação de regata.

Por ter sempre mantido o nome, foi possível descobrir que o Mootley saiu do Rio, foi para a Paraíba, depois Natal e, finalmente, Brasilia.



Meus agradecimentos ao Ênio do Ichtus pelo material histórico dos Fibramar 26'.